Pesquisar
Close this search box.

Mais de 345 000+
Pessoas Impactadas

G20 Brasil

Fórum de cooperação econômica internacional

O Brasil assumiu, em 1º de dezembro de 2023, a presidência rotativa do G20, grupo composto pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia e a União Africana (admitida em 2023). Com mandato de um ano (até 30 de novembro de 2024), essa é a primeira vez que o Brasil ocupa a posição neste formato – em 2008, o Brasil presidiu o G20 quando o evento tinha nível ministerial.

Sob a presidência brasileira serão discutidos assuntos prioritários, incluindo o combate à fome, pobreza e desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global. Ao longo do mandato brasileiro estão previstas reuniões técnicas, conferências ministeriais e a próxima Cúpula de Chefes de Estado e de Governo, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro (RJ).

O G20 é organizado em duas faixas paralelas de atuação, que conversam entre si: a Trilha de Sherpas e a Trilha de Finanças. A Trilha de Sherpas é comandada por emissários dos líderes do G20, que supervisionam as negociações, discutem os pontos que formam a agenda da cúpula e coordenam a maior parte do trabalho. A Trilha de Finanças trata de assuntos macroeconômicos estratégicos e é comandada pelos ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais dos países-membros.

Entre as novidades apresentadas pela presidência brasileira está o G20 Social, espaço de participação e contribuição da sociedade civil nas discussões e formulações de políticas relacionadas à Cúpula. O G20 Social abarca, entre outras, as atividades de 13 grupos de engajamento, onde se insere o Science20 (S20). Os grupos de engajamento fornecem ampla plataforma para os participantes não governamentais dos membros do G20 contribuírem para o processo de formulação de políticas do bloco. O ponto alto será a Cúpula Social, nos dias 15 a 17 de novembro, às vésperas da Cúpula de Líderes do G20, também no Rio de Janeiro. A Cúpula Social refletirá o conjunto das propostas debatidas pelos representantes das sociedades dos países que compõem o G20.

Países Membros do G20